quinta-feira, 23 de julho de 2009

Qual a sua religião? será mesmo importante se preocupar com isso?


A maioria das pessoas com certeza já ouviu falar na história de Davi X Golias. A história de um jovem tocador de harpa que vence um homem gigante com apenas cinco pedrinhas e parará, parará...
Eu já ouvi essa história milhões de vezes e o que eu sei, não só em relação a essa, mas também a outras histórias de confrontos, é que sempre prevalece a versão do vencedor. Não estou dizendo que não acredito que o pequeno Davi conseguiu derrotar o gigante Golias. Contudo eu tenho que lembrar que todo mundo que luta contra alguém, luta defendendo alguma coisa. E eu não conheço a versão dos filisteus para a tal batalha. Até porque foram eles que foram derrotados.

Vocês sabem o porquê que hoje o nosso idioma oficial aqui no Brasil é o Português? Sabem o que foi preciso acontecer e quantas pessoas tiveram que morrer para que essa língua neolatina surgisse?
Foram muitos acontecimentos, muitas guerras e muita morte de pessoas que simplesmente eram conhecidas como bárbaros apenas por serem de civilizações diferentes de uma grande potência conhecido como Império Romano! E esse império foi o mesmo que se espalhou por grande parte do mundo, implantando de maneira totalmente forçosa os seus costumes, sua língua, e também a religião, fazendo com que as dos povos dominados fossem esquecidas e fossem consideradas como pagãs.

Você já parou pra pensar por que você é um cristão? Sabia que se não fosse essa expansão do império romano, talvez nós não estivéssemos falando em português? E mais... Talvez nós nunca tivéssemos ouvido falar em Jesus Cristo! E talvez, também poderíamos ser seguidores de alguma religião considerada pagã pelo cristianismo.
Não se espante. Com o passar dos tempos, a palavra pagã foi ganhando significado diferente, mas uma coisa pagã não tem necessariamente haver com algo relacionado a Satanás. Pagão simplesmente é uma palavra derivada do latim paganus, que significa morador do campo. Isso mesmo! Quem era morador do campo e não era convertido à Igreja Católica por volta de 1183, era perseguido e queimado na fogueira (já que o fogo era símbolo de purificação) pela “santa” inquisição.

Não me espanta que haja hoje em dia tantas divergências entre as diferentes religiões no mundo todo. É como uma amiga me falou:
Essas divisões de religiões, só separam ainda mais as pessoas.
E eu concordo com ela. Não deve-se ser discutido religião. Você não vai matar uma pessoa que te causou muita dor apenas porque você é cristão. E sim porque você sabe que vai está tirando a vida de um filho(a) ou pai ou mãe ou sei lá o quê de alguém. E se Deus não existisse? Você mataria essa pessoa? Temos que entender que, o que está em jogo é a harmonia social. Então, antes de bater no peito e dizer que é um católico, evangélico, espírita ou qualquer outra religião, pare e pense se essa divisão realmente é necessária. Pense no que você acredita de verdade. Não no que falam pra você! Porque possa ser que você esteja ouvindo o lado dominante, não necessariamente o verdadeiro.

Um comentário:

  1. Adoreei!! Me fez refletir sobre alguns conceitos que julgava ser INCONTESTÁVEIS...
    Parabéns! Ótimo texto!!

    ResponderExcluir