domingo, 24 de julho de 2016

A cidade não para.




Muito tem se falado a respeito da urbanização da sociedade contemporânea. O problema de mobilidade nas grandes cidades vem crescendo devido à ocupação urbana desorganizada e à centralização de atividades econômicas. A administração pública busca alternativas para resolver o problema de mobilidade, porém o crescimento desordenado das cidades torna isso um grande desafio.
                A falta de planejamento é um dos problemas que dificultam a ocupação ordenada das cidades. Entretanto, não basta que haja apenas um bom planejamento. Os projetos precisam ser executados. Na cidade de São Lourenço da Mata-PE, o governo do estado e empresas privadas estavam construindo a “cidade da copa” que atrairia um pouco mais o interesse das pessoas para fora da capital, porém o projeto não teve muito sucesso e muitos empreendimentos só ficaram no papel.
                É importante lembrar que existem várias alternativas para enfrentar o problema do trânsito nas cidades. O incentivo ao uso de transportes públicos, como ônibus e metrô, assim como o aumento do número de ciclovias poderiam fazer com que as pessoas pudessem deixar seus carros em casa, diminuindo o número de veículos nas ruas e, consequentemente, deixariam o trânsito  fluir com mais facilidade.
                Também é necessário citar a importância da defesa social que também enfrenta desafios resultantes do constante crescimento das cidades. Com um crescimento desordenado, pode haver o aumento da violência, pois chega um momento em que os centros urbanos não dão conta de oferecer oportunidade de moradia e trabalho para todos em que neles estão.
                Em face do que foi dito, a urbanização da sociedade contemporânea enfrenta problemas e desafios, consoante ao que Chico Science cantava: “A cidade não para. A cidade só cresce”. O importante é que a administração pública saiba trabalhar as alternativas que existem para continuar propiciando a mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário