domingo, 3 de julho de 2011

S.O.S Educação




Em todas as escolas, um pouco antes das férias começarem, é comum professores se reunirem para fazer um balanço dos resultados obtidos com todas as atividades, trabalhos produzidos nas últimas unidades. O que assusta a muitos educadores é a “necessidade” de, cada vez mais, diminuir o nível de dificuldade nas questões de provas.
É indiscutível o fato de que, somente com a prova, não é possível avaliar o conhecimento de um aluno. E é por isso que os professores estão desenvolvendo meios de fazer uma boa avaliação do estudante. Porém, a prova também faz parte no processo de educação. Uma coisa é procurar formular cada questão, o mais claro possível. Outra coisa é diminuir, a cada ano que passa, o nível de dificuldade das questões das provas, fingindo que a prova está mais clara para o aluno entender.
Uma vez, um professor de uma escola X, disse que teria vergonha de comparar a prova que teve que elaborar especialmente para uma determinada turma, com uma prova de outro professor da mesma matéria e de outra escola. Esse professor, teve que elaborar uma prova com perguntas muito fáceis, óbvias porque senão, a média da turma não passaria de quatro. O que incomoda muito nisso tudo é que, se ele aumentasse o nível de dificuldade e a média da turma fosse baixa, ele seria apontado como o principal ou talvez o único responsável pelo fracasso. Agora, a moda é dizer que o professor está perseguindo ou constrangendo o aluno. Mas, o que pessoas que gostam de dizer essas coisas não sabem, é que o próprio sistema de edudação (que por sinal está entrando em falência no Brasil) estimula a despreocupação do aluno em assistir às aulas, buscar o conhecimento e etc.
Prova de recuperação ainda vai. Mas, reré, prova final, prova anual de recuperação, progressão e outras coisas mais, são ferramentas para que o aluno seja aprovado de qualquer jeito, chegue ao terceiro ano do ensino médio ”empurrando com a barriga” e termine o segundo grau mal sabendo as quatro operações básicas da matemática e sem saber ler e interpretar um simples texto.
A prova do vestibular seriado da UPE não vai ter mais aquelas questões de V ou F. Até agora, não vi motivos relevantes para retirar esse tipo de questão da prova. Será que esse tipo de questão é complicado demais para o estudante dos dias atuais? Ou será que é um daqueles tipos de questões que fazem o aluno passar por constrangimento?
Nós, professores, estamos sendo impedidos de realizar a nossa função que não é fazer o aluno passar de ano, mas sim, ensinar os conteúdos de cada matéria, forçá-los a pensar, dando suporte para que eles conquistem suas notas que lhes trarão a aprovação nas escolas, concursos e na vida.
Constrangidos ficaremos nós, professores, quando formos obrigados a colocar questões desse tipo:

1. Quem descobriu o Brasi foi Pedro Álvares Ca...... .
a. bral
b. brel
c. bril
d. brol
e. brul

Espero que todas as pessoas sérias do Brasil não esperem o nível da educação do nosso país chegar ao nível vergonhoso ao qual está se encaminhando.

5 comentários:

  1. ELEVAR A MEDIA DO ENSINO BRASILEIRO VISANDO QUE "EDUCAÇÃO" É UM FATOR QUE MEDE O NÍVEL DE DSENVOLVIMENTO DE UM PAÍS, ESTÁ FAZENDO QUE O GOVERNO MAQUEIE E ATÉ DESPREPARE SEUS CIDADÃOS. DIGA-ME COMO O MEC PODE RECONHECER UM ENSINO MÉDIO FEITO EM 2 MESES, COMO É FEITO NESSES SUPLETIVOS QUE FREQUENTEMENTE VEMOS PROPAGANDAS PELOS POSTES DA CIDADE, SENDO QUE O TEMPO NORMAL SÃO 3 ANOS???
    ALGUNS PAIS DE ALUNOS ESTÃO PREOCUPADOS QUE SEUS FILHOS PASSEM DE ANO E NÃO REALMENTE COM O QUE ELES APRENDERAM, E COMO ISSO AFETA A VIDA DA SOCIEDADE?? MAUS PROFISSIONAIS FORMADOS POR INSTITUIÇÕES QUE NÃO QUEREM "CONSTRANGER" SEU ALUNADO E PÕE PROVAS DE NIVÉIS RIDÍCULOS AFIM QUE ELE PROGRIDAM E TERMINEM SEUS CURSOS.
    FICA AKI UMAS SUGESTÕES DE QUESTÕES:

    1- QUEM DESCOBRIU A AMERICA???
    CRISTOVÃO CO....
    [ ]LOMBO
    [ ]MAMINHA
    [ ]PICANHA
    [ ]NDR

    2- O QUE A SUA AVÓ É SUA???
    [ ]TIA
    [ ]PAI
    [ ]PRIMO
    [ ]AVÓ


    KKK
    FIKA COM DEUS

    ResponderExcluir
  2. verdade, cada ano que passa vai piorando, os alunos estão cada vez mais desinteressados.

    ResponderExcluir
  3. pow...ta fogo mesmo !!! E pelo visto isso vai piorar cada vez mais !!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog fessor! Belas palavras e totalmente verdadeiras. Dê uma lá nos meus blogs. http://mickeylandiaonline.blogspot.com e http://andrezzamartins.blogspot.com

    ResponderExcluir