segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Múltiplos papéis



Um Professor, para enfrentar uma sala de aula, precisa ter bem mais que um mero diploma! É necessário competência!!!! Perguntas de todos os tipos vêm como mísseis tomahawk. Tem que ser "ninja", pois cabe a nós, Professores, darmos as respostas que não são encontradas nas ruas, na televisão, e, na maioria das vezes, também não são dadas em casa.
O peso da responsabilidade de fazer a diferença no mundo está em nossas costas. Fazemos a diferença desempenhando múltiplos papéis: Psicólogo (para entender aqueles que nós temos que ensinar), Pai ou Mãe (muitas vezes existe a ausência de uma ou das duas figuras na vida do aluno), Disciplinador (já que ninguém fora da escola lhes ensina o que é ter disciplina, limites), Repórter (sempre atualizando os alunos a respeito de coisas das quais não são divulgadas e discutidas em redes sociais na internet), Mágico (para atingir metas impostas pelos sistema), Aluno (sempre aprendendo coisas novas) e ainda conseguimos ser Professores. Tantos papéis para um único salário.
Eu sei que é muito trabalho e pouco reconhecimento. Entretanto esse texto não é um protesto, muito menos um lamento. Esse texto é a concretização da satisfação de quem sabe a força que tem. O mundo vai em uma direção, porém nós remamos contra a maré! Nosso cérebro é à prova de balas! E, nesse dia de homenagem ao Professor, venho aqui agradecer a todos aqueles que abraçaram essa profissão! Apesar de tudo, estamos aí, firmes e fortes!

P.S.: Eu sou professor, eu sou foda!